Convidados



Alexandre Cardoso 
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (1987), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (1991) e doutorado em Engenharia Elétrica (Engenharia de Sistemas Digitais) pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2002). É professor associado da Universidade Federal de Uberlândia, tendo sido Coordenador do Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica (mestrado e doutorado) no período de 2008 a 2013 e Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica (1995-1997). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica e Engenharia da Computação, com ênfase em Engenharia de Software e Computação Gráfica, atuando principalmente nos seguintes temas: Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Educação, Ambientes Virtuais, Interfaces Humano Computador e Visualização da Informação. Atuou como Coordenador da Comissão Especial de Realidade Virtual - CERV, da Sociedade Brasileira de Computação - SBC e é membro da mesma desde sua criação.

Ana Cristina Soares de Bastos 
Graduação em Fisioterapia pela Universidade Católica de Petrópolis em 1991;
Pós Graduação em Fisioterapia Clínica pela Faculdade de reabilitação do Planalto Central FARPLAC – Brasília – 1996;
Especialização em Tratamento Neuro-Evolutivo da Paralisia Cerebral – Método Bobath;
Hemiplegia no Adulto – Método Bobath;
Curso de Bebês – Tratamento de Neuro- Evolutivo Bobath;
Curso Avançado no Tratamento de Crianças mais velhas e com Disfunção Neurológica. Bobath;
Curso sobre o desenvolvimento motor normal e os aspectos biomecânicos e cinesiológicos na criança de 0 à 12 anos.
Formação Internacional em PNF – Curso Básico Kabat
Formação Internacional no Método Therasuit- Michigan- EUA em 2010;
Therasuit avançado - Rio de Janeiro em 2012;
Formação no Método CME- Cuevas Medec Exercices I e II Rio de Janeiro/ São Paulo em 2012;
Formação no Pediatric Therapeutic Taping- Rio de Janeiro em 2012;
Formação Avançada do CME II tutorial – Chile -2013.


Andréa Gomes Moraes
Mestre pela Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília com tema de pesquisa em Equoterapia (2014). Pós-graduada em Psicomotricidade pela Universidade Cândido Mendes (2008). Graduada em Fisioterapia pela Universidade Católica de Brasília (2005). Atualmente é Professora classe A - Secretaria de Educação do Distrito Federal com atuação no Centro de Equoterapia da Polícia Militar do Distrito Federal. Professora em cursos oferecidos pela Associação Nacional de Equoterapia.Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Neurologia, Controle Motor e Equoterapia.


Cesar Augusto Melo e Silva
Possui graduação em Fisioterapia pela Faculdade de Reabilitação do Planalto Central (1997) , especialização em Fisioterapia Cardiorrespiratória pela Universidade de Brasília (1998) , mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2000) , doutorado em Ciências Médicas pela Universidade de Brasília (2006) , pós-doutorado pela Université Laval (2013) , ensino-fundamental-primeiro-grau pelo Colégio Marista de Brasília (1990) e ensino-medio-segundo-grau pelo Colégio Marista de Brasília (1993) . Atualmente é Fisioterapeuta da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Atuando principalmente nos seguintes temas: Mecânica Respiratória, Lesão Pulmonar de Isquemia e Reperfusão, Preservação pulmonar, Troca gasosa.

Cláudio Vinícius Froes Fialho

Graduado em Composição Musical  pela Universidade  de  Brasília  e  pós graduado  em  Musicoterapia pela Escola Superior de Ciências  da Saúde (ESCS/FEPECS) do GDF. É musicoterapeuta no Hospital da Criança José de Alencar em Brasília e produtor musical. Como músico já se apresentou ao lado de Gilberto Gil, Egberto Gismonti, Quinteto de Cordas Ensemble Kaleidoscope (Áustria), Anand Jyoti (Índia) e o Grupo Udiyana Bandha (Brasil). Ganhador de vários prêmios nacionais em festivais de cinema como compositor, atualmente se dedica ao uso do conhecimento musical na área da saúde e como ferramenta de crescimento pessoal.

Grassyara Pinho Tolentino
Doutorado em andamento em Ciências da Saúde (Conceito CAPES 5). Universidade de Brasília, UNB, Brasil. Possui licenciatura e bacharelado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002 e 2004), especialização em Educação Física e Saúde pela Universidade Gama Filho (2005) e mestrado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (2007). Participa de Projetos de Pesquisa e Extensão sobre os temas para condições crônicas, qualidade de vida e ehealth.


Guilherme Borges Pereira
Possui graduação em Fisioterapia, Especialista em Fisiologia do Exercício, Mestre e Doutor em Ciências Fisiológicas. Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Católica de Brasília (UCB), atuando principalmente na área de fisiologia do exercício com ênfase nos ajustes e respostas dos sistemas orgânicos em resposta ao exercício na saúde e/ou doença.

João Luiz Quagliotti Durigan
Fisioterapeuta (UNIPAR - 2003), Mestre em Fisioterapia (UNIMEP - 2006) e Doutor em Ciências Fisiológicas (UFSCar - 2008). Pós-doutorado no Institute of Sports Medicine Copenhagen (Dinamarca 2009) e UFSCar (2009 a 2012). Atualmente é professor Adjunto do curso de Fisioterapia da Universidade de Brasília e orientador de Mestrado e Doutorado no PPG em Educação Física. Líder do Grupo de Pesquisa em Plasticidade Músculo Tendínea (GPlasT / http://www.fce.unb.br/gpm-inicio). É editor de Área do Brazilian Journal of Physical Therapy (BJPT), e consultor Ad Hoc da FAPESP e CAPES; de vários periódicos nacionais e internacionais. Membro da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia (ABRAPG-Ft). Desenvolve pesquisas na área de Fisioterapia, com ênfase em Plasticidade Musculoesquelética e Recursos Biotecnológicos (Eletro-foto-térmicos) em parceria com pesquisadores nacionais (UFSCar, UCB, UFSM, UPE, UFRGs, UFRJ) e internacionais (França, Suíça, Dinamarca e Austrália). 
                                      
José Aires Araújo Neto
Mestre em Ciências da Saúde pela Escola Superior de Ciências da Saúde\FEPECS (2015), Especialista em Terapia Intensiva ASSOBRAFIR/COFFITO (2015). Especialista em Fisioterapia Pneumofuncional pela Universidade de Brasília - UnB (2003), graduação em FISIOTERAPIA pela Universidade Católica de Brasília (2002). Atualmente é fisioterapeuta da QUALIFISIO, atua no HOSPITAL SANTA LUZIA e fisioterapeuta - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL. Coordenador dos Cursos de Pós-graduação em Fisioterapia em UTI da InterFISIO/Fac. Redentor em Brasília-DF. 

Juliana de Faria Fracon e Romão
Possui graduação em Fisioterapia, doutorado em Medicina pela Universidade de Brasília (UnB) e mestrado em Fisioterapia - área Cardiovascular e Respiratória pelo Centro Universitário do Triângulo (UNITRI). Atualmente é professora Adjunto III da Universidade de Brasília onde é professora credenciada do Pós-Graduação Stricto Sensu em Engenharia Biomédica da Faculdade UnB Gama e faz parte do Grupo Gestor do UnA-SUS/UnB (Curso de Especialização em Saúde da Família). É revisora da Revista Brasileira de Fisioterapia e do periódico Fisioterapia em Movimento. Tem experiência na área de Fisioterapia, atuando principalmente nos seguintes temas: funcionalidade e saúde, saúde pública, qualidade de vida, fisioterapia respiratória e neurológica.



Letícia Caixeta Dias Souto
Graduada em Fisioterapia pela Universidade Católica de Brasília (2002). Pós-graduação latu senso em Terapia Manual e Postural pela Universidade Estadual de Maringá-PR (CESUMAR); Pós-graduação latu senso em Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Reumatológica pela Universidade de Brasília (UNB); Pós-graduação latu senso em Saúde do Trabalhador e Segurança no Trabalho pela Universidade Estácio de Sá. Formação Internacional em Microfisioterapia, especialização em Reeducação Postural Sensoperceptiva, especialização Méthode Busquet Les Chaînes Physiologiques, formação em Podoposturologia, através de palmilhas posturais, programa de atualização em Fisioterapia Pediátrica e Neonatal: Cardiorrespiratória e Terapia Intensiva (PROFISIO) da ASSOBRAFIR, formação em ENM (Estimulação Neuromuscular). Experiência nas áreas de Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Reumatológica, Reabilitação de Membro Superior, Reeducação Postural Global, Terapia Manual e Postural, Microfisioterapia (com ênfase no sistema nervoso autônomo), avaliação e confecção de palmilhas posturais, UTI neonatal, além de atuação na área de consultoria em Ergonomia, ministrando palestras e realizando intervenções na área de Saúde do Trabalhador, prevenindo as doenças ostemusculares relacionadas ao trabalho.


Maria Beatriz Silva e Borges
Possui graduação em Fisioterapia-UNICERP/MG (1992); Especialização no Conceito Neuroevolutivo Bobath-ABRADIMENE-SP (1995); Especialização em Fisioterapia Clínica-UNIPLAC/DF(1996); Mestrado em Neurodesenvolvimento pela Faculdade de Ciências da Saúde da UnB/DF(2000) e Doutorado pela Faculdade de Medicina da UnB(2011). Atualmente é professora titular e Assessora do Curso de Fisioterapia da Universidade Católica de Brasília (UCB).Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Neuropediatria, Ginecologia obstétrico-pediátrica e Neonatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Paralisia Cerebral, desenvolvimento neuropsicomotor, análise de marcha, avaliação Postural, controle motor, prematuridade, tratamento Fisioterapêutico, intervenção precoce e Método Neuroevolutivo Bobath.

Mariangela Pinheiro de Lima
Coordenadora técnica da Escola do Corpo, é Fisioterapeuta, formada pela Universidade Católica de Petrópolis. Iniciou a carreira como professora da Pontifícia Universidade do Paraná, ensinando Fisioterapia Pediátrica e Fisioterapia Respiratória.  O grande interesse pela Fisioterapia Respiratória levou Mariangela à idealização e desenvolvimento do Método Reequilíbrio Tóracoabdominal (RTA) que tem sido ensinado aos fisioterapeutas de todo o Brasil nos últimos vinte e cinco anos. Há três anos, idealizou e realizou o projeto da Escola do Corpo, espaço destinado a avaliação e tratamento global do indivíduo, desde a prematuridade até todos os anos futuros.









Nenhum comentário:

Postar um comentário